View all essays

Praticar esportes não é o mesmo que ter saúde

Começou o ano e lá foi eu para cumprir as resoluções e metas de ano novo. A primeira delas era fazer o check-up anual para ver se as coisas estão funcionando bem por dentro. Não sei como você se sente mas depois de quase dois anos praticando esportes de maneira frequente e ainda mais agora que finalmente consegui adicionar a bicicleta na minha rotina, eu tinha uma sensação de saúde e imaginei que ao fazer os exames de rotina eu passaria com louvor. Porém ao olhar os resultados tomei um baita susto ao olhar a glicemia e o colesterol.

Minha glicemia estava em 98. Pode não parecer muito mas se colormos os valores de referência numa escala horizontal eu estou mais próximo do limite, ou da area de risco que é de 110. Valores acima de 110 me colocariam na zona de risco de Hiperglicemia e mais exames seriam necessários para determinar se eu tenho diabétes.

Meu colesterol estava em 250 onde os valores desejáveis deveriam ser menor que 200! A médica até me passou remédio para baixar o colesterol e fiquei com uma vergozinha.

Para resolver este "problema" precisarei entrrar numa dieta, cortar gorduras e açucares. Aquilo que todos já sabemos mas ninguém faz até ter um ataque de coração. Comer verduras, saladas e cortar as farinhas brancas.

A razão deste post é apenas para salientar que apesar de você ter uma vida com atividade física frequente isto não lhe torna imune a doenças como estas que dependem da sua alimentação. Estar saudável vai além de praticar exercicios, a alimentação tem que estar de acordo com o este estilo de vida. Praticar esportes e se alimentar mal acaba por ser pior do que o sedentário, simplesmente porque você vai achar que está bem e pode deixar de acompanhar sua saúde com um médico.

Hoje dei uma passada na nutricionista para pegar a famigerada dieta e avaliar minha alimentação diária. Agora é comer bem e continuar na luta.

  • Corri a São Silvestre - 2016

    Sim eu corri a São Silvestre

    Estou posgraduando - Mestrado PUC Campinas

    Sim, meus amigos sou oficialmente um estudante de mestrado. Faziam 3 anos que eu vinha com esta idéia na cabeça e depois de me inscrever e passar no processo de mestrado no IPT por duas vezes e desistir, desta vez acho que a coisa vai.